Translate

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

TUTORIAL: Como instalar recovery no Moto X e Moto G (Custom ou Stock/Padrão) ATUALIZADO X2



Seguindo este tutorial você poderá fazer root no seu aparelho para fazer mais coisas com ele.

ATENÇÃO!!!!
NÃO ME RESPONSABILIZO POR ERROS E DANOS AO SEU APARELHO! FAÇA POR SUA CONTA E RISCO! NÃO SERÁ APAGADO NADA DO SEU APARELHO, MAS SEMPRE MANTENHA UM BACKUP ATUALIZADO.

ATUALIZAÇÃO 02/10/2014:
Adicionado PhilZ Recovery para o Moto G 4G.

ATUALIZAÇÃO 12/11/2014:
Adicionado Recovery Stock do Moto G 4G.


OBSERVAÇÕES:
1 - Para atualizar seu aparelho para uma versão do sistema mais nova, caso esteja com a ROM padrão, você vai ter que colocar o recovery padrão. Você pode baixar o recovery original e instalar seguindo os passos daqui, mas com o arquivo do recovery original, disponibilizado no final do tutorial.

2 - Depois de instalar o root você pode voltar para o recovery padrão sem problemas.

3 - Este é o primeiro passo do tutorial que eu já tinha feito de como fazer root no Moto G, então vou colocar separada esta parte e colocar para o Moto X também.

Vamos ao tutorial:

2 - Baixe o e instale Minimal ADB and Fastboot e baixe o arquivo de recovery para seu aparelho (ou o recovery padrão) (baixe o arquivo .img).


PhilZ Recovery para Moto G: Link para o XDA e Link para Download Direto.

PhilZ Recovery para Moto G 4G: Link para o XDA e Link para Download Direto.

PhilZ Recovery para Moto X: Link para o XDA e Link para Download Direto.

Baixe o recovery certo para o seu aparelho!!!!

3 - Coloque o arquivo do recovery na pasta do Minimal ADB and Fastboot (C:\Program Files (x86)\Minimal ADB and Fastboot)

4 - Para ficar mais fácil e "padrão" para os dois aparelhos e para qualquer recovery, renomeie o arquivo do recovery para recovery.img. Se for o recovery padrão o nome já vai ser esse. Se for o PhilZ vai ser philz_touch_6.xxx.img.

5 - Abra uma janela de comando / prompt de comando na pasta do Minimal ADB and Fastboot (Shift e botão direito do mouse numa parte vazia da pasta e Abrir janela de comando aqui.)

6 - Desligue seu aparelho e coloque em modo fastboot (Desligar e ligar com o botão de volume menos pressionado) e então conecte ele no PC pelo cabo USB.

7 - Digite o seguinte comando no prompt de comando:
fastboot flash recovery recovery.img
COLOQUE O NOME CERTO DO ARQUIVO!

8 - Aguarde um pouco e pronto, seu aparelho vai estar com o recovery instalado. Para acessar o recovery basta ligar em modo fastboot, apertar volume menos (para ir para baixo) e então volume mais (para selecionar).

Se você usar um recovery customizado (PhilZ, CWM ou TWRP), para navegar no recovery basta usar os botões de volume (mais = para cima, menos = para baixo) e o botão de ligar para selecionar a opção. 

Para instalar o recovery padrão, basta baixar o arquivo da ROM oficial, extrair usando o WinRAR e seguir do passo 3, copiando somente o arquivo recovery.img. Baixe abaixo a versão retail do Brasil para seu aparelho abaixo. Use a versão do seu Android (Aperte Ctrl + F e digite Retail Brasil, ache a versão certa para seu aparelho e versão).

Recovery Moto G Single Chip: Link para o site e Link para Download Direto

Recovery Moto G Dual Chip: Link para o site e Link para Download Direto

Recovery Moto G 4G LTE: Link para Download Direto

Recovery Moto X: Link para o site e Link para Download Direto

Com o Moto G pode-se usar o MotoTool AIO:

Para usar o MotoTool AIO:
1 - Baixe o Moto AIO:


                   Mirror 2 (MEGA)

2 - Descompacte em C:\MotoToolAioV3 (Descompactar e copiar a pasta para C:\). Por que em C:? Testei em outras unidades e o programa não funciona totalmente.

3 - No seu aparelho vá em Configurações e então Sobre o telefone. Clique 7 vezes rápido em Número da Versão. Volte e entre na opção que apareceu: Programador ou Opções de Desenvolvedor.

4 - Ative a Depuração USB. Abra o MotoToolAIOV3.exe. Vá em Flash Stock Recovery KitKat. Vai aparecer uma mensagem no seu aparelho. Marque a caixa, dê OK. Feche as janelas do MotoTool e desconecte seu aparelho.

5 - Conecte de novo seu aparelho e clique de novo em Flash Recovery KitKat. Ele vai reiniciar e instalar o recovery padrão.

6 - Se seu aparelho não reiniciar automaticamente, aperte o botão de ligar.

73 comentários:

  1. meu recovery foi po pau e to procurando bloquear o boot e fazer minha atualizaçaõ 4.4.4 o meu é claro 4.4.2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode baixar a ROM do 4.4.2, extrair e usar o recovery.img que tem nela ou pode fazer o tutorial pra instalar a ROM stock retail, sem vinculo com operadora.

      Excluir
  2. Olá, fiz o root no meu moto G 2 pelo TWRP. Até hj estava tudo perfeito, porém, fui atualizar o software do meu Moto G Segunda geração e agora ele não quer atualizar. Fica entrando no recovery do TWRP. Andei pesquisando e descobri que a única maneira de resolver isso é instalando o recovery original dele de fábrica. Estou querendo recuperar o "recovery.img" original do meu Moto G2, mas não consigo encontrar. O que eu faço? Preciso de ajuda. Se alguém puder me ajudar, entre em contato comigo pelo Email: saulo.joel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://sbf.droid-developers.org/phone.php?device=36
      Você pode baixar aqui alguma rom, descompactar e instalar como o TWRP.

      Excluir
    2. Cara o que eu devo fazer? Qual eu devo Baixar? Como eu posso saber qual é a rom para o meu moto G2? Tem como eu ver qual é a MD5 do meu celular? E depois que eu baixar vou ter que instalar a rom no meu celular ou vou ter que procurar dentro dela o "recovery.img"?
      Sei que sou muito noob. :\

      Excluir
    3. Pode baixar qualquer uma, porque todas são para o Moto G2 e o recovery é o mesmo. Só usa o arquivo recovery.img e usa o mesmo processo que usou pra instalar o TWRP =)

      Excluir
    4. Vou baixar mano. Muito Obrigado. Ótimo Blog mano. Adorei mesmo. Você poderia fazer um tutorial ensinando como fazer o recovery no moto G segunda geração. Por que hoje saiu a nova atualização e hoje todo mundo está se ferrando. kkkk

      Excluir
    5. Vou tentar fazer amanhã Saulo. =)

      Excluir
    6. Amigo, comigo aconteceu o mesmo, isso acontece por causa do Root, de alguma maneira a atualização engasga com o aparelho Rooteado, a maneira de resolver o problema sem perder seus dados, é apenas limpado o cache no menu do Recovery TWRP, pois a atualização fica numa pasta temporária. Se der certo aproveite e fação um backup da sua Rom no proprio Recovery TWRP. Vlw

      Excluir
    7. A atualização não é instalada por causa do recovery personalizado, não por causa do root. E reinstalando o recovery stock o problema é resolvido e a atualização pode ser instalada. Eu já atualizei com o root mesmo os dois Moto G que tive, Colors e o 4G.

      Excluir
    8. O problema é ter q esperar postarem a ROM original no site q tu me forneceu. "http://sbf.droid-developers.org/phone.php?device=36". Até lá, fico com a 4.4.4 mesmo. :/

      Excluir
    9. O recovery stock pode ser usado de qualquer uma das ROMs do site da Motorola. E como não atualizou? Mostrou erro? Não foi lançado Android 4.4.5, essa atualização é para o Android 4.4.4 mesmo.

      Excluir
    10. Cara diz que não foi possível atualizar. Deve ser por causa do Lucky Patcher. No meu meu primeiro moto G (primeira geração) isso n acontecia. Eu podia instalar as atualizações direto que não tinha essas frescuras.

      Excluir
    11. Quais apps você tem que precisam de root?

      Excluir
    12. Só o Lucky Patch e o SuperSu

      Excluir
  3. A atualização q eu estou falando é a Blur_Version.21.11.24.en.BR que foi lançada recentemente para o moto G segunda geração.

    ResponderExcluir
  4. consegui colocar o PhilZ Recovery para o moto g 4g, mas quando abre o recovery ele escurece toda a rela, ai volta em alguns segundo, ai escurece novamente e assim sucessivamente. É normal?
    Além disso, a imagem da tele fica tremendo e não fez o root. Estou tentando restaurar as configurações originais masi só fica entre o bonequinho do android (1 segundo) e tela preta (5 segundos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não era pra ta assim não. Usei aqui e tava normal.
      Pra voltar pras configurações originais pelas configurações, tem que colocar o recovery stock de novo.

      Excluir
    2. Eu coloquei o stock, conforme o procedimento e ficou normal. Tento colocar novamente o PhilZ, mas não vai de jeito nenhum. Aparece uma msg, mas fica na mesma tela, da padrão, sem reiniciar e sem alterar. Vou tentar com outro cabo e em outra entrada usb. (o bootloader foi tranquilo para desbloquear)

      Excluir
    3. Aparece o Android "morto" e escrito Sem comando?

      Excluir
    4. em baixo de usb connected, aparece o seguinte:
      cmd: getvar:partition-type:recovery
      cmd: getvar:max-download size
      cmd: download0081b800
      cmd: flash:recovery
      Nismatched partition size (recovey)


      A última linha na cor rosa, as demais em amarelo.
      Não sei se muda alguma coisa, mas é XT1039, Android 4.4.4

      Excluir
    5. Então era pra ter flasheado o recovery.

      Excluir
    6. Eu não consigo nem colocar o recovery twrp do xt1032, como alguns fazem. Ele não está aceitando outro recovery. O bootloader está desbloqueado, aparece na tela qd liga o celular

      Excluir
    7. O recovery do XT1032 é para o Moto G 2013 single chip. Tem que ver recovery para o XT1040 ou XT1039. E pra saber se está mesmo desbloqueado o bootloader, tem que ligar em fastboot e ver se está status code: 3.

      Excluir
    8. Device is unlocked. Status code: 3.
      Em alguns fóruns teve gente que disse que conseguiu fazer o root no 4g usando o recovery twrp do 1032. Aqui não vai de jeito nenhum, A depuração usb está ativada, fiz tudo o que está escrito ai, mas não carrega outro recovery

      Excluir
  5. pelo jeito não sou só eu que tenho esse problema
    olha os últimos comentários
    http://www.androidpit.com.br/forum/612351/tutorial-instalacao-recovery-personalizado-cwm-twrp#2253834

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estranho =S Tentou todos os recoverys?

      Excluir
    2. sim, mas por algum motivo não aceita. Eu acho que na primeira vez que eu tentei eu não tinha ativado a depuração usb

      Excluir
  6. Ola eu estalo o recovery twrp ou cwm no meu motog mas não tenho acesso a ele o programa fica travado na tela inicial sabe pq

    ResponderExcluir
  7. fica travado na tela inicial quando vai acessar o recovery, fica congelado nessa tela nao tenho acesso ao arquivo.
    o celular esta bootloader.desbloqueado so nao consigo acessar o recovery.

    ResponderExcluir
  8. o meu moto g e x1033 android 4.4.4 tem algum outro recovery fora os cwm e twrp que eu consiga acessar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o PhilZ que é o que eu usava no XT1033. Mas como é a tela na qual ele fica travado?

      Excluir
    2. sabe quando vc faz todo processo e vai ligar o recovery para acessar os arquivos.. antes tem a apresentaçao do programa twrp ou cwm e nessa tela que fica congelada travada nao sai dela

      Excluir
  9. man estou com problemas para fazer o download da rom, o site so da erro pode me ajudar ?
    so preciso do recovery stock

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que é o site da Motorola que está com problemas, mas logo deve voltar

      Excluir
  10. meu moto g 2 geração fica dando erro no camera frontal so esta funcionando a camera de traz
    por favor me ajuda ai

    ResponderExcluir
  11. Links pro recovery original do moto g dual estao Off, por favor arrume, procurei em varios sites e so achei aqui, preciso muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site da Motorola que está off =/
      Mas você pode usar o Moto Tool AIO.

      Excluir
    2. Voce nao possui os arquivos em seu computador? Seria possivel fazer upload para o MediaFire ou 4Shared, ficaria mais facil, ja tentei com o Moto Tool AIO fala que deu sucesso, ate consigo entrar no modo recovery mas aparece "OE 2/01" e tento instalar a atualizaçao e da erro, no moto g dual do meu amigo aparece "OE 0/1"

      Excluir
    3. Sigla é "qe" e não "OE" desculpe o engano.

      Excluir
    4. Aparece aonde esse QE 2/01? E você pode usar o arquivo do Moto Tool que está dentro de uma das pastas do programa (não me lembro qual =/ ) e fazer o tutorial. Vou upar no MEGA e já posto o link.

      Excluir
    5. Cara vlw, muito obrigado, fiz o download e instalei, aquilo aparece na pagina de recovery, agora com esse que voce me passou aparece "qe 1/1" mas mesmo assim ainda não consegui atualizar pra versao 5.0

      Excluir
    6. No aplicativo "Motorola Device Manager" fala que minha versão esta 4.4.5, mas nas configuraçoes aparece 4.4.4 . Quando vou atualizar aparece "Package Expects builds motorola...". Alguma Dica?

      Excluir
    7. Cara consegui!!
      Tive que baixar uma rom inteira kitkat 4.4.4 e extrair seu recovery, instalei aqui, agora ta de boa, obg e parabens pelo site, bacana!!

      Excluir
    8. Conseguiu atualizar para o Lollipop? :D

      Excluir
    9. tenho uma rom kk 4.4.4 instalei o recovery e nao sai da tela de boot (infinito) ainda e nao tenho o bootle... desbloqueado. como eu faco para volta como era antes ou so instala o kk 4.4.4 ?

      Excluir
    10. foi a que estava dentro (RETAIL-BR-DS_4.4.4_KXB21.14-L1.40_38_cid12_CFC_1FF_SVC.xml).. usei a recovery que estava dentro

      Excluir
    11. Acho que reinstalar a ROM é a solução mais fácil. Você estava com qual recovery pra ter instalado de novo o recovery stock?

      Excluir
    12. a 4.4.4 mais como eu instalo sem desbloquear o bootl.. ? e tenho uma do android l ( Blur_Version.210.12.40.falcon_umtsds.Brasil.en.BR ).

      Excluir
    13. Se você estava com o bootloader bloqueado, não tinha porque instalar o recovery stock de novo =/
      A solução mais fácil mesmo agora acho que é reinstalar a ROM toda, dai fica sem problemas mesmo.

      Excluir
    14. entao nao manjo muito sobre.. e como eu posso ta fazendo isso ? pode me explicar ou se tiver algum site sobre prfv ?

      Excluir
    15. Tem aqui no site mesmo através desse link: http://nerdexterminador.blogspot.com.br/2014/05/tutorial-como-instalar-versao-stock-do.html
      =)

      Excluir
    16. esta bem vou tentar.. vlw amigo e parabens pelo site.

      Excluir
    17. Sim cara, android lollipop rodando de boa aqui, obrigado mais uma vez! :DD

      Excluir
  12. Cara eu tenho um moto g2 e coloquei root mais depois tirei o root e coloque o recovery original de novo mas ta dando alguns problemas tipo agora lanço a nova atualização de software do androide 5.0 mas ela ta tipo que baixa tudo na hora de estala estala ate a metade depois aparece um Android com uma ceta vermelha encima eu gostaria de saver o que posso fazer para soluciona o problema e consegui atualiza meu software?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra tentar reinstalar a ROM stock do 4.4 e então atualizar pro 5.0

      Excluir
  13. Ei Patrick, o link do ~Recovery Moto G Dual Chip tá fora do ar...preciso da recovery.img do XT1033 4.4.4 (não sei se tem diferença a versão pra diferentes arquivos do recovery). Pra voltar pro recovery padrão é com o mesmo processo de colocar o costum recovery, mas com o arquivo do recovery(.img) padrão?

    O CWM tá atrapalhando a atualização pro 5.0... :\ Pode ajudar? ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra usar o Mototool AIO pra voltar ou algum recovery qualquer do Moto G primeira geração (XT1032 ou XT1033)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. O programa não tá achando meu celular, e agora? empacou ;\

      Excluir
    4. Colocou em C:? Ligou a depuração USB no aparelho? Ou colocou em Fastboot?

      Excluir
    5. O programa parece q não encontra o celular, fiz tudo certo.. aparece aqui no prompt < waiting for device >

      Excluir
    6. Só liguei a depuração e conectei com ele ligado normal...

      Excluir
    7. Tenta fazer manualmente com o arquivo do recovery que tem na pasta do Mototool AIO

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Pode gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...