Translate

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Nokia larga Symbian de vez

Nokia 808 PureView.

O sistema operacional Symbian não será mais comercializado pela Nokia e isso significa o fim dele.

Mesmo a Nokia tendo anunciado que lançaria atualizações e daria suporte ao Symbian até 2016, a Nokia anunciou que deixaria de lançar novos aparelhos com Symbian no começo do ano, sendo o Nokia 808 PureView o último Symbian da história.

Até então os aparelhos estavam sendo comercializados normalmente, mas agora a Nokia anunciou que deixará de vender aparelhos Symbian e focará no Windows Phone. A Nokia vendeu apenas meio milhão de Symbians no primeiro trimestre enquanto que a venda dos Lumias chegou a 5,6 milhões. 

Numa entrevista à Financial Times, a Nokia explicou o motivo de abandonar o Symbian para venda:

"Demorava 22 meses para levar um aparelho Symbian ao mercado. Com o Windows Phone, é menos de um ano. Nós gastamos menos tempo tendo que mexer em código, e mais tempo criando elementos da experiência que fazem uma grande diferença, como fotografia, mapas, música e apps em geral."

Largar o Symbian foi uma decisão certa da Nokia depois que ela não conseguiu evoluir o sistema rápido o suficiente quanto Android e iOS e o sistema operacional móvel mais usado do mundo perdeu seu trono. Ainda tem varejistas que tem aparelhos Symbian em estoque, então quando acabar o estoque, não terá mais aparelhos Symbian para venda.

Descanse em paz Symbian, sistema operacional usando em vários smartphones que foram bons em seus tempos, como Nokia N95, o popular E71, N97, 808, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...