Translate

terça-feira, 11 de junho de 2013

iOS 7: a Apple de Tim Cook e Jony Ive e não de Steve Jobs (ATUALIZADO)

ios-7-logo

O iOS 7 tem mudanças gerais, melhoramento de apps nativos e novas funções, como sempre, mas este ano ele está diferente, de cara nova.

O iOS tinha recebido pequenas mudanças no design desde a sua primeira versão, nada de muito diferente. Mas o iOS 7 teve uma reformulada geral, mudou tudo! Steve Jobs talvez (muito provavelmente) não aprovaria as mudanças...

Novo iOS 7.

Esta é a nova cara do iOS. Muito diferente e com design de Jony Ive.

Por onde vamos começar? O novo iOS tem uma nova aparência (Nããããooo, sério?), não a aparência flat que esperavam, mas uma aparência nova, em camadas. Primeiro os ícones, eles estão mais simples, com cores diferentes e sem os efeitos de profundidade e reflexo. A fonte mudou da Helvetica Neue para a Helvetica Neue Ultra Light, uma "atualização" da fonte antiga, que é muito mais bonita.

Tudo mudou no sistema, inclusive a tela de desbloqueio antiga. A nova tela tem apenas o relógio, a escrita "Slide to unlock" e o botão da câmera, além da barra de status. Ficou muito mais simples e mais bonita (bem parecida com a do Windows Phone).

A central de notificação agora funciona com a tela bloqueada também, uma coisa muito interessante e útil.

ios 7 iphone 5

A tela inicial agora tem também o Control Center, onde o usuário pode mudar as músicas e configurações do sistema mais fácil, uma função que, na minha opinião, foi baseada no SBSettings que tinha no Cydia.

ku-xlarge

O sistema é em camadas, como já comentei, o plano de fundo é uma camada, os apps é outra, o Control Center é mais uma e a central de notificação também é uma camada. 

ku-xlarge (1)



Com isso, a camada de fundo esmaece e perde o foco quando passa embaixo de outra camada ou surge uma camada nova por cima, deixando um efeito bonito. A tela inicial agora usa o acelerômetro para adaptar a tela por meio de paralaxe, atingindo "novos tipos de profundidade" de acordo com Ive. O sistema também usa o sensor de luminosidade para ajustar os ícones e o plano de fundo para uma melhor legibilidade.

ku-xlarge

Os apps nativos não tem mais o efeito skeumórfico, que deixava a aparência do app parecida com um objeto real. O sistema como um todo está mais simples na aparência e com cores mais vibrantes. 

Estas foram as mudanças mais "perceptíveis" no design, mas e quanto aos recursos? Primeiro de todos, o Multitask (multitarefa). No iOS o multitarefa era bem limitado, ele pausava um app para o usuário rodar outro, mas agora no iOS 7, o multitarefa funcionará de verdade com todos os apps e a bateria não irá durar menos.

ku-xlarge (3)

O novo multitarefa é inteligente e aprende seus hábitos para atualizar os apps que o usuário usa com mais frequência e deixar os que não são tão usados de lado. Além disso, ele não vai atualizar o que estiver em segundo plano com uma conexão lenta.

O Multitarefa está de cara nova também (ver vídeo no final) e agora mostra os apps como estavam abertos, não só o ícone do app.

O Safari ganhou uma interface mais parecida com o Chrome e agora tem um campo de busca inteligente, que mostra os favoritos assim que o usuário toca. Assim como no Mac OS X Mavericks, o Safari do iOS também ganhou a Reading List e integração com o iCloud Keychan. Além disso, o Safari agora tem suporte a tela inteira.

ku-xlarge (2)

O app da câmera agora tem uma navegação mais simples e filtros. Basta o usuário deslizar a parte de baixo da tela para o lado para trocar entre foto, vídeo, foto quadrada com filtros (novo modo baseado no Instagram). As fotos tem dados de onde e quando foram tiradas e o app cria um álbum "Momentos" a partir dessas informações.

ku-xlarge (4)

A Siri ganhou uma interface baseada neste novo estilo do iOS 7 e agora ela tem uma nova voz feminina e uma masculina, o usuário pode escolher qual deseja. Além disso, tem integração com Twitter, Wikipedia e Bing agora. A Siri também pode mudar configurações, como ligar e desligar Bluetooth, Wi-Fi, 3G, etc.

O Control Center é ativado deslizando o dedo de baixo para cima do dispositivo e já comentei ele anteriormente.

ku-xlarge

ku-xlarge (1)

No iOS 7 dá pra compartilhar arquivos de maneira bem fácil com o AirDrop. Dá pra enviar fotos, contatos e anotações por Wi-Fi ou Bluetooth para mais de uma pessoa ao mesmo tempo. 

ku-xlarge (5)

E além de tudo isso, o iOS está nos carros agora. "Como assim?" Alguns carros rodarão iOS a partir do ano que vem, podendo realizar e receber ligações e no futuro, buscas pela internet usando o Bing e usar apps como Twitter e Wikipedia. Tudo pela Siri.

ku-xlarge (5)

ku-xlarge (6)

O iOS 7 estará disponível em outubro e rodará em iPhone 4 ou posterior, iPad 2 ou posterior, iPad Mini e iPod Touch de 5ª geração.



Esta é a Apple de Tim Cook e Jony Ive e não a Apple de Steve Jobs. Tim Cook já falou que a Apple deve se tornar mais aberta e num futuro, até lançar apps para Android. Certamente Steve Jobs deve estar se remexendo no seu túmulo.



ATUALIZAÇÃO 11/06/13:
O iOS 7 conta com uma API que suportará o uso de controles feitos por outros desenvolvedores, mais uma abertura da Apple e uma coisa que Steve Jobs nunca iria querer, pois para ele, o iPhone deveria ser somente touchscreen.

iOS 7 suportará controles desenvolvidos por terceiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...