Translate

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

TUTORIAL: Instalar Custom ROM no Nokia Lumia 710 [Atualizado X6]



Como vocês devem saber, o Windows Phone 7.8 ainda não saiu, logo vai sair e no Brasil vai demorar mais um pouco.

Mas hoje vou ensiná-los a instalar uma custom ROM no Nokia Lumia 710 e a rom do Windows Phone 7.8.




Requisitos:
-PC
-Cabo USB
-Nokia Lumia 710 com bootloader desbloqueado (Veja aqui como saber se é desbloqueado e veja aqui como desbloquear)
-Ler todo o tutorial antes de fazer! NÃO ME RESPONSABILIZO POR ERROS OU PERDAS, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!

1 - Baixe este arquivo e descompacte em alguma pasta.
Nokia Downloader 

2 - Baixe uma das ROMs a seguir, eu uso a RainbowMod 2.0 por que é a que tem Windows Phone 7.8 final mesmo.

RainbowMod 2.0.1
Lumiatrix^8 5.1
Rataplan 2.1

Qual delas é a melhor? Não tem, vai do gosto mesmo, mas a RainbowMod é o Windows Phone 7.8 (8858) e as outras Windows Phone 7.5 (8835) ainda.

3 - Descompacte o arquivo da rom em alguma pasta.

4 - Abra o programa que você baixou no passo 1, só que em administrador (botão direito no ícone e executar como administrador).

5 - MUITA CALMA AGORA! Desligue seu Lumia 710, deixe apertado o volume +, ou volume pra cima, é a mesma coisa e ligue o cabo USB SEM LIGAR O LUMIA!!! Espere ele dar uma vibrada e pode soltar o botão. VAI APARECER SE QUER FORMATAR, DIGA QUE NÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO!!!!

6 - Vá lá no Lumia Downloader, o programinha e clique em download rom to nokia lumia 710, vai aparecer uma janela e procure o arquivo da ROM que você baixou (os-new.nb).

7 - De OK e aguarde.

8 - Assim que terminar, seu Lumia não vai estar ligando =(. Não se preocupe, desconecte o cabo USB, tire a bateria e recoloque. Pronto, agora ele vai ligar e tcharam! Vai pedir a configuração inicial e quando você terminar de configurar, vai se deparar com a tela inicial do Windows Phone 8!

ATUALIZAÇÃO: No passo 5, o Lumia não liga mesmo! Deixa ele do jeito que estiver!

Só isso pessoal, espero que gostem e que seja útil o tutorial. Votem na enquete para o próximo tutorial! Obrigado =D


ATUALIZAÇÃO 19/12/2012 - A ROM RainbowMod foi atualizada dia 17/12 para a versão 2.1.
RainbowMod 2.1

E a ROM Rataplan foi atualizada para a versão 3.0
Rataplan 3.0


ATUALIZAÇÃO 02/01/2013 - A ROM Rataplan foi atualizada para a versão 4.0.
Na minha opinião, para quem tem a 3.0, não precisa fazer o update, ela só trouxe melhoras que podem ser colocadas via Tweaks pelo Bazaar, mas quem quiser, vai acabar ganhado =)

Rataplan 4.0


ATUALIZAÇÃO 05/01/2013 - A ROM RainbowMod foi fechada, tanto para Lumia 710 como para Lumia 800. Ela não receberá mais updates!

E foi lançada uma nova ROM baseada na Rataplan, a fabiode34.
Fabiode34 1.0


ATUALIZAÇÃO 15/04/2013:
A Rataplan foi atualizada para a versão 6.0.




ATUALIZAÇÃO 13/05/2013:
A Rataplan foi atualizada para a versão 7.0.




ATUALIZAÇÃO 04/09/2013:
A Rataplan está na versão 9.1 e a RainbowMod está na versão 2.2. A Rataplan agora é baseada na RainbowMod 2.2:


150 comentários:

  1. É realmente deu certo no meu, valeu! agora dá´pra fazer um tutorial de como instalar app e jogos nele agora? valeu cara abraços. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui está o tutorial, nem tinha lembrado desse tutorial. Obrigado por lembrar =D

      http://adf.ly/Fh9T4

      Excluir
  2. Valeu cara outra coisa que esqueci de mecionar... onde eu posso baixar app xap? '-' Valeu mesmo. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os xap vou ir colocando aqui alguns, mas tem o site http://thewp7phones.com/ que tem bastante jogos.

      Excluir
  3. comprei meu lumia 710 ontem e gostaria de saber se esse metodo jailbreak é o mais atualizado e se quaal a diferença do 7.5 pro 7.8 obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse método de jailbreak na verdade é o único que eu conheço pro Lumia 710. A diferença do Windows Phone 7.5 para o 7.8 é que o 7.8 tem suporte ao Ringtone Maker e Bluetooth Share da Nokia, tem mais cores para o sistema, correções de bugs, nova tela inicial, imagem de fundo na tela de bloqueio ser escolhida pelo Bing (imagem do dia) e melhoras na câmera.

      Excluir
  4. Instalei o lumiatrix posso instalar o rainbown por cima? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, mas ao instalar uma ROM mais nova você perde tudo. Músicas, filmes, saves de jogos, mensagens, etc.

      Excluir
  5. Amigo essa rom raibown ela muda a inicializaçao do 7.5 a tela preta para o 7.8 com a tela azul??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano a RainbowMod muda sim já. A lumiatrix ainda é a única que não mudou ainda.

      Excluir
  6. Amigo me esclarece uma duvida, eu atualizei já com o room
    RainbowMod 2.0.1 como diz ai...deu tudo certo valeu, mais quando sair a oficial 7.8, ele vai atualizar só mesmo, vai aparecer pra min atualizar, ou não tem como porque eu ja fiz essa daqui? valeu cara! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai poder atualizar, mas não vai aparecer porque você está usando uma custom rom. Mas a RainbowMod 2.1 é baseada no Windows Phone 7.8 final e a Rataplan 3.0 é uma rom original só que desbloqueada.

      Excluir
  7. Eu estalei a roon RainbowMod 2.0.1, mais não apareceu compartilhar Bluetooth, nem apareceu criador de toques, nem apareceu Call Maneger... porque? =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na ROM 2.0.1 da RainbowMod não vai funcionar o compartilhar bluetooth. Eu testei. Essa ROM é baseada numa versão antiga do Windows Phone 7.8, tanto é que no sistema ainda está Windows Phone 7.5.
      E os aplicativos você tem que procurar na Marketplace pra baixar eles. Acho que na Rataplan 4.0 já vem o criador de toques e o compartilhar bluetooth integrados à ROM.

      Excluir
  8. Mais eu posso atualizar pra esse ai que você mecionou? sem perde as minhas coisas (ter que formatar)? =/

    ResponderExcluir
  9. Existe alguma forma de fazer backup dos Apps antes de instalar essa ROM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não :/ eu procurei um monte sobre isso antes de mudar de ROM e não achei :/ Infelizmente essa é uma desvantagem do Windows Phone na mudança de ROMs, por isso pense bem se realmente precisa mudar de ROM ;)

      Excluir
  10. Olá,

    Estou tendo problemas para instalar a ROM lumia 710! Meu aparelho está no WP 7.8. Quando faço o passo 5 e meu aparelho é reconhecido como Nokia DLOAD. O problema está na hora que vou no proghraminha Lumia Downloader abre a janela de informação e para nisso após alguns segundos meu celular vibra e ele liga normalmente sozinho!!

    Obs:Não não perguntou se eu quero formatar! Ficarei grato se puderem me ajudar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Daniel, você tem que seguir o tutorial de antes de como desbloquear o bootloader. Com o bootloader Nokia DLOAD não é possível instalar Custom ROM.

      Excluir
  11. OK Obrigado, me diz uma coisa RM803 o meu é RM 809..

    Obrigado por ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O número do RM não influencia muito. É mais para separar a região, mas pode instalar ROM RM-803 no RM-809. Se for a oficial tem um trabalhão, mas da certo.

      Excluir
  12. Amigo fiz passo a passo e deu certo.A 1ª vista é um processo complicado, mas foi bem tranquilo!! Muito Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, é menos complicado do que fazer Root em alguns aparelhos com Android rsrs.

      Excluir
  13. qual o processo para se instalar mo sansumg omnia w ?

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bom? meu lumia 800 tem o bootloader bloqueado "Nokia DLOAD", meu era o WP 7.5, enquanto nao tinha lançado oficialmente aqui no brasil o WP 7.8 eu baixei e instalei com sucesso essa nova ROM no meu lumia (a um mês +/-), isso quer dizer que eu consiga instalar outra ROM fazendo JAILBREAK? e-mail: NEYFREESTYLER@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  15. um de voces me ajudem, não consigo atualizar o meu lumia 710 pelo nokia suite, quando eu conecto o cabo usb o computador pede para formata, obj esse é o meu msn josivanguimaraes@hotmail.com, espero a resposta obrigado novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quando ele pede pra formatar? Você está conectando ele com o botão de volume + pressionado?

      Excluir
    2. sim, to desesperado to loco para atualizar ele mais sempre aparece essa pergunta

      Excluir
    3. Tenta ligar ele e conectar no USB, sem ser desligado com o botao volume + pressionado.

      Excluir
  16. ei amigo aqui esta pedindo pin oq pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Meu está com o mesmo problema, qualquer chip que eu coloco ele pede o PIN oq devo fazer ?

      Excluir
  17. Coloquei o Lumiatrix no meu lumia tava funcionou traquilo por 2 dias daí ontem qdo tava mexendo ele travou na tela inicial. Desliguei e liguei novamente e a tela inicial do WP fica preta aparece só bateria hora e rede, qdo coloco ele na tela de bloqueio e volto pra tela inicial aparece Continuando... na tela inicial e ele reinicia sozinho. To conseguindo apenas tirar fotos e ir em contatos pq tem a lupa e o botão de tirar foto. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  18. Coloquei a fabiode por cima daí de td certo. valeu

    ResponderExcluir
  19. como faço pra instalar a room 7.8 original? uso a lumiatrix, ja tentei pelo nokia care suite, mais sempre fica pedindo p segura o volume +e conectar, faço isso mais nunka conecta.. oq pode ser²

    enoque ribeiro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta pelo Zune mesmo. Porque a Lumiatrix usa a build 8858 e a última atualização do Zune é a build 8862.

      Excluir
  20. Amigo formatei o meu lumia 710 tem solução ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta restaurar para a ROM original. Se não der, somente na assistência.

      Excluir
  21. Muito bom cara vlw facil e rapido vlw mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada =)
      Fiz do jeito mais fácil para todos, para quem entende e para quem não entende. Fico feliz que estejam gostando =)

      Excluir
  22. Como faço pra restaurar pro WP 7.8 original? Não aparece o botão restaurar no Zune :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem duas maneiras: Tenta procurar atualizações pelo Zune ou baixa pelo Navifirm e aplica com o Lumia Downloader.

      Excluir
  23. qundo fui instlar a rom , n tela tinha a pergunta para formatar e na pressa eu cliquei sim. agora não liga,não vibra. o que é que eu faço. de uma força ai , conto com a sua resposta.valeu .....

    ResponderExcluir
  24. mas no caso teria queimado ou o tecnico so reinstalaria o software dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que reinstalar o sistema ou trocar a memória NAND dele. Não sei ao certo, mas não existe tutorial para reviver ele disso.

      Excluir
  25. man eu baixei o Nokia Downloader , baixei a RainbowMod 2.0.1 , mais não deu certo =( , eu ja tou pra joga esse lumia na parede . Quando eu fui installa a rom clikei no downloader eu fui busca a rom que eu baixei quando eu clikei na rom apareceu isso aque man --► Eroor: ROM file open error ! man me ajudar por favor, eu ja tou pra ficar doido ='( , vlew abraçoo !

    ResponderExcluir
  26. Olá! Atualizei meu Lumia 710 ontem, para o 7.8. Mas não consigo transferir via Bluetooth. ;( Ajuda ??

    ResponderExcluir
  27. man deixa ae um link para eu baixa outras rom !! vlw ;D

    ResponderExcluir
  28. Amigo , tenho o wp 7.8 , \fiz a atualização pelo zune\ Vale a pena instalar o rom só pra ter jogos q não são. Da markplace? Corro algum risco? É seguro? Se não gostar posso desestalar? Desde já grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, vai do gosto. Recomendo a rataplan 3.0. Ela é a rom stock desbloqueada. Se fizer o tutorial certinho não tem risco não.

      Excluir
  29. Bom dia ! Como faço para um lumia 710 que não pedi pra formatar pedir? Ja q só é possivel fazer se ele pedir pra formatar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia todo o tutorial. Esta nos requisitos:
      Verificar se o bootloader é desbloqueado: http://itec4all.blogspot.com.br/2012/11/tutorial-como-saber-se-seu-nokia-lumia.html

      Desbloquear o bootloader caso não seja: http://itec4all.blogspot.com.br/2012/11/tutorial-desbloquear-o-bootloader-do.html

      Excluir
  30. depois desse procedimento, tem como voltar ao que veio de fabrica?

    ResponderExcluir
  31. Instalei hj pelo zune normalmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentou reinstalar a ROM? Usou chips de diferentes operadoras?

      Excluir
    2. Usei chips de todas as operadoras, ainda não tentei, só que o processo de desbloqueio funcionou perfeitamente. vou tentar refazer .

      Excluir
  32. Me ajudem ! Fiz todo o tutorial certinho, só que agora todo o chip que eu coloco ele pede o número PIN e nenhum PIN funciona .... e os chips funcionam normalmente em outros aparelhos. oq posso fazer ?

    ResponderExcluir
  33. Quero Restaurar a rom original,como consigo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para atualizar via Zune ou via Nokia PC Suite

      Excluir
    2. Cara não ta dando... pelo Zune da erro de conexão,pc suite não tentei ainda...
      Procurei em outros tutoriais e manda baixar a firm original,mas o navifirm n ta funcionando aki tambem

      Excluir
    3. Pelo Nokia PC Suite funciona normalmente.

      Excluir
    4. Voce tem algum Tutorial sobre isso?

      Excluir
  34. To baixando o pc suite,vou ver se da por ele

    ResponderExcluir
  35. o nokia pc suite não ta reconhecendo ele...

    ResponderExcluir
  36. Respostas
    1. Desligado e deixar o botao volume mais pressionado quando for conectar no USB.

      Excluir
    2. da nada... no nokia pc suite não reconhece...
      no zune,erro na conexão

      Excluir
    3. Tenta outra porta USB e outro cabo USB.

      Excluir
  37. o zune reconhece mas aparece a essa mensagem quando mando atualizar "não é possível criar uma conexão de seu telefone à Internet."

    ResponderExcluir
  38. Sim,mandei o zune esquecer o cel e conectei denovo,ai ele mandou escolher o nome do cel,e quando vai procurar as atualizações aparece isso...
    mas ele sincroniza,transfere as musicas,td normal,reconhece o cel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menos mal, se aparecesse direto só formatando. Já tentou em outro PC?

      Excluir
    2. Vou testar no outro pc,to baixando o zune nele...
      no nokia care suite,não tem a rm-809...
      a rm-803 pelo q vi é a russa...
      tem algum problema se usar ela?

      Excluir
    3. Nunca vi problema. O meu era RM-809 e já dei flash em rom RM-803

      Excluir
    4. mas e quanto a questão de ser uma rm russa?

      Excluir
  39. Patrick, Sou novo nessa coisa de ROM.
    Instalar essa ROM significa que farei um jailbreak no meu celular?
    Ou seja, não conseguirei mais baixar nenhum aplicativo diretamente pelo celular?
    Outra dúvida é se consigo reverter o processo caso queira vender o celular em sua configuração original.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter jailbreak sim, mas ele não impede que você baixe aplicativos pela Marketplace. Dá para voltar ao normal sim dai =)

      Excluir
  40. Patrick , Parabéns , voce é o cara .. Mas , me diga uma coisa , essa nova rom Rataplan 6.0 ta em portugues ? vlw cara ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado =D
      A Rataplan tem as 24 linguagens padrão do Windows Phone, dentre elas o português do Brasil. Só não me lembro se são 24 idiomas mesmo.

      Excluir
  41. Instalei a Rataplan V6.0 e está perfeita.
    Completa e em portugues BR
    Vlw.

    ResponderExcluir
  42. cara eu fiz tudo certo mas agora meu cel naum quer ligar nem quando eu tiro e ponho a bateria o que que eu faço? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava com o bootoader destravado? Não formatou?

      Excluir
    2. apareceu a mensagem de formatar mas eu não formatei! cancelei igual manda o procedimento... mas agora quando eu tento ligar ele só treme e depois nada mais e quando eu conecto o cabo usb aparece a mesma imagem pra eu formatar! se puder me ajudar fico grato

      Excluir
    3. Tente tirar a bateria, apertar para ligar uns 5 segundos. Coloque de novo a bateria e teste.

      Excluir
  43. instalei a rom mas o celular nao liga o que aconteceu ele so vidra ao ligar mas não aparece nada e ele continua como se estivesse desligado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual ROM instalou? Estava atualizado para o Windows Phone 7.8?

      Excluir
  44. Queria que meu Windows Phone 7.8 voltasse pra versão Original, tem como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu celular depois que coloquei o ROM, não pega no Zune, como é que vou passar músicas por ele?

      Excluir
    2. Tem. Só baixar a rom pelo navifirm.
      Ricardo: como assim não pega mais no zune?

      Excluir
    3. É QUE QUERIA VOLTAR MEU WP7.8 AO NORMAL, PELO NOKIA CARE SUITE, MAS NÃO RECONHECE O CELULAR, E MESMA COISA NO ZUNE, NÃO APARECE MEU CELULAR LÁ, O QUE EU FAÇO? :'S

      Excluir
    4. Tentou outro Cabo e outra porta usb? E em outro PC?

      Excluir
    5. Já sim , do meu irmão, lá tem o Zune também

      Excluir
    6. E da na mesma? Da algum erro ou apenas não reconhece?

      Excluir
    7. Foi a sim, eu ja tinha a versão do WP 7.8,baixei os programas pelo navifirm, e instalei pelo Nokia Care. Depois queria comoloar o ROM nele, mas não gostei muito, ai queria voltar a versão original. Mas quando coloco no Zune, não reconhece, e muito menos no Nokia Care.

      Excluir
    8. Não reconhece, e ate da aqele barulho de disco removivel

      Excluir
  45. será que posso restaurar configuração de fábrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta restaurar para as configurações de fábrica pelas configurações. Se não der, tenta colocar alguma Custom ROM para ver se volta ao normal.

      Excluir
    2. vou tentar colocar o RainbowMod 2.1, como voce disse que é o WP 7.8 Final, mas quando entro no Site, não diz especificamente onde baixar o ROM, pode ajudar?

      Excluir
    3. http://dl.xda-developers.com/attachdl/e78a4825c5c42944a8e7157abed35fcb/5183be2f/1/5/7/0/9/1/4/release_2.1_en.txt

      Aqui tem.

      Excluir
  46. A RainbowMod foi atualizada para a versão 2.2 e a Rataplan está na 9.1, mas é baseada na Rainbow... #UPDATE

    RainbowMod 2.2
    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1654415

    Rataplan v9.1
    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2401468

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por postar. Fazia tempo que não olhava no xda por atualizações. Pararam o desenvolvimento e devem ter voltado agora. Assim que der atualizo =)

      Excluir
  47. Esqueci de agradecer! Muito obrigado por este e outros posts!!! Ajudaram muito a mexer no meu Lumia! Valeu!

    ResponderExcluir
  48. Já tem dias que tento conectar meu Lumia 710 com o computador mais não consigo - como faço para conseguir conectar??? "Usando o cabo USB"

    ResponderExcluir
  49. ATUALIZAÇÃO: No passo 5, o Lumia não liga mesmo! Deixa ele do jeito que estiver!

    ResponderExcluir
  50. porque o marketplace nao funciona no wifi

    ResponderExcluir
  51. Respostas
    1. Não sei dizer, mas eu usava a rataplan e tinha um bom desempenho de bateria.

      Excluir
  52. Boa noite,
    Chefe fui instalar a ROM customizada 2.0 no meu nokia LUMIA 710, fiz todos os passos corretamente e não formatei, agora o aparelho não liga apenas vibra e aparece o nome NOKIA, ja fiz de tudo tentei PHOENIX , JAV ...e nada deu certo, o que devo fazer????

    ResponderExcluir
  53. Amigo deu certo, instalei a Rataplan 7.0.

    valew!!

    ResponderExcluir
  54. Como faço Para desinstalar a ROM do meu Nokia lumia 710 .... Passos a passos pfvr ^o)??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar o Navifirm e baixar a última versão e usar o Lumia Downloader ou atualizar pelo Zune.

      Excluir
  55. Já efetuei o desbloqueio do bootloader e baixei a rom Rataplan v9.1 , o que acha dela?
    caso eu queira reinstalar a rom original dele como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho a melhor ROM customizada. Para voltar para a original você pode usar o Zune ou o navifirm para baixar a versão oficial.

      Excluir
  56. Olá boa tarde.
    Me tira uma dúvida, é possível instalar o Windows Phone 8 no Lumia 710?
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. Os dois sistemas se parecem mas são completamente diferentes.

      Excluir
  57. Respostas
    1. Não, no Lumia 800 quase não tem aparelhos com bootloader destravado.

      Excluir
  58. Cara como faz quando o downloader não aceita o arquivo de rom? tipo todos que eu baixo vem em formatos que o downloader não suporta .-.

    ResponderExcluir
  59. cara eu sem querer formatei tem como restautar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Agora só levando na assistência técnica autorizada mesmo porque tem que reinstalar todo o sistema =(

      Excluir
  60. Man eu instalei a rataplan normal mas as vezes o telefone trava e não dar pra abrir nenhum APP quando eu desligo e ligo o telefone ele vem restaurado. De fábrica oque faço agradeço a ajuda;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta reinstalar a rataplan ou outra versão para ver se resolve. :)

      Excluir
  61. cara eu formatei o disco sem querer na hora de instalar a rom ,, sabe como resolver ?? ele nem vibra e nem liga

    ResponderExcluir
  62. Respostas
    1. Levando na assistência acho que tem. Tem gente que resolveu na assistência.

      Excluir
  63. Ow man o que acontece se eu baixar uma rom de wp8 e instalar no lumia 710

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai instalar. WP8 e WP7 são diferentes na parte de kernel e outras coisas. Por isso não teve a atualização =(

      Excluir

Pode gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...